É uma questão muito comum, e até mesmo grandes jogadores, se confrontados com essa questão, podem acabar não tendo a melhor definição. Não é pra menos, RPG abrange tanta coisa que é fácil se confundir sobre o que é, e o que não é um RPG.
Algumas pessoas podem vir a origem e dizer:
RPGs SÃO JOGOS EM QUE VOCÊ JOGA EM UMA FUNÇÃO
Certo certo, você tem a definição, mas o que realmente isso significa?

Se você puxar da simples frase, até um simples jogo de tetris poderá ser chamado de RPG, HÁ! Não pode ser assim, RPG tem uma característica única, o que torna ele realmente algo incrível. Se vocês seguirem a frase acima, qualquer jogo será um RPG. "EU DESEMPENHO A FUNÇÃO DO MARIO", "EU DESEMPENHO A FUNÇÃO DE UM JOGADOR DE FUTEBOL" NÃO NÃO!
RPGs SÃO JOGOS EM QUE VOCÊ EVOLUI SEU PERSONAGEM!
Ok, estamos evoluindo. É verdade, RPG's são jogos em que nossos personagens aprendem, evoluem e ganham experiência baseado em suas aventuras. Mas ainda não estamos no ponto certo, existem jogos em que os personagens evoluem, e não são necessariamente RPG's, um exemplo muito comum é o The Legend Of Zelda. Acreditem ou não amigos, esse jogo não é um RPG!
É um erro MUITO, MAS MUITO comum chamar The Legend Of Zelda de RPG, aposto que agora mesmo, você que está lendo nem está acreditando que esse jogo não pode ser chamado de RPG.
Porquê disso?
PORQUÊ APENAS EVOLUIR NÃO TORNA O ZELDA UM RPG

Muitos jogos de aventura se baseiam em personagens evoluindo, e vamos esclarecer, NEM TODO JOGO DE AVENTURA É UM RPG.
MEU DEUS OKABE, ENTÃO UM JOGO DE RPG É AQUELE EM QUE PODEMOS FAZER ESCOLHAS
NO NO, se você seguir por essa lógica, um jogo de Visual Novel seria um RPG! Então, nem todos os jogos em que podemos fazer escolhas, são necessariamente RPG's, apesar das escolhas estarem presentes na maioria dos RPG's, elas não são uma característica do gênero, é um erro muito comum associar jogos de escolhas a RPG's, principalmente para quem joga RPG de mesa.

O QUE DIABOS É UM RPG ENTÃO?
Eu posso dizer que sei o que é um RPG quando vejo um, mas a realidade é que um RPG é uma mistura de elementos que transformam ele nisso, e o mais curioso, é que os RPG's se originaram não de funções, mas do próprio RPG de Mesa.

Mas não é porquê o RPG de Mesa é o único que possa reproduzir, é porquê RPG é a simples ideia "simular" os atributos de personagens. Você pode jogar um RPG de vídeo game, mas a definição não é essa! O foco do RPG é evoluir seus personagens e seus atributos para alcançar seus objetivos, através de níveis e atributos.
O foco em verdadeiros RPG's é esse! No Pokemon, nós treinamos e evoluímos nosso nível, em Legend Of Mana nós matamos monstros e ficamos mais fortes, nossos atributos evoluem. Em Final Fantasy nós exploramos e derrotamos vários inimigos para nos tornarmos mais fortes e simplesmente conseguirmos chegar no final do jogo. SIM, OS JOGOS TEM ESCOLHAS, TEM HISTÓRIAS, E TEM OBJETIVOS DIFERENTES, MAS SÓ SÃO RPG'S AQUELES QUE TRAZEM a ideia de evoluir verdadeiramente com o personagem.
Resumindo, nem todo jogo que tem características comuns encontradas em jogos de RPG, são rpg's, e vice versa.
O que vocês acham? O que é um RPG pra vocês?
Última edição por Okabe em 09.06.16 6:34, editado 3 vez(es)

Portal